Usina hidrelétrica de Itaipu atinge marca de 50 milhões de MWh gerados em 2021

Por Redação
12/10/2021 13:04
Atualizado há 3 anos
(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

Em plena crise hídrica, a usina hidrelétrica binacional de Itaipu atingiu no último sábado, 9, a marca de 50 milhões de megawatts-hora (MWh) gerados este ano. O volume de energia seria suficiente para abastecer o planeta Terra por 19 horas, o Brasil por um mês e sete dias e o Paraguai por dois anos e 11 meses, informou a usina.

O índice de produtividade média anual da Itaipu está, até o momento, em 1,0977 megawatt médio por metro cúbico por segundo (MWméd/m?/s), o melhor índice anual da história da usina. Em julho, a binacional tinha batido o recorde de produtividade mensal, com 1,1221 MWméd/m?/s.

“Em ano de seca histórica, Itaipu está operando com eficiência máxima”, disse em nota o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, que destacou o alto índice de produtividade de Itaipu.

A produtividade é um índice calculado pela relação entre a quantidade de energia gerada e a vazão turbinada (o volume de água que passou pelas unidades geradoras, medido em metros cúbicos por segundo). É diferente da produção, que significa a quantidade absoluta de energia gerada em um determinado período de tempo (por exemplo, os 50 milhões de MWh produzidos desde o início do ano até agora).

O Brasil passa pela maior crise hídrica dos últimos 91 anos, com o nível dos seus principais reservatórios de hidrelétrica operando em níveis reduzidos, principalmente no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da geração hidrelétrica do País.

Nesta segunda, 10, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste operava com armazenamento de 16,6%, enquanto o subsistema Sul, onde está localizada Itaipu, registrava armazenamento de 32,8% no final do dia.

 

 

 

Denise Luna – Estadão Conteúdo

Veja também

Homem de 49 anos é encontrado por vizinhos em óbito com ferimento na cabeça a...
Há 9 horas
Duas toneladas e meia de maconha são apreendidas após ação conjunta da PRF e ...
Há 11 horas
Ladrão furta mais de dois mil reais de idoso de 90 anos em Cruzeiro do Oeste
Há 11 horas
Acordando cansada? Confira agora dicas para ter mais disposição
Há 11 horas
Como Adotar Hábitos Transformadores para Alcançar seus Objetivos
Há 11 horas
Como organizar tempo e tarefas do seu dia a dia? Confira algumas dicas nesta ...
Há 11 horas
Umuarama 18°
Clear

Manutenção

Estamos em atualização