Uopeccan inicia atividades de conscientização sobre Segurança do Paciente

Por Redação
16/09/2020 15:12
Atualizado há 4 anos
4921140585f62557c6f88e6.10347718

No dia 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial de Segurança do Paciente, para compor a campanha e principalmente reforçar a importância dos cuidados, o Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel e Umuarama, representado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) realiza de terça (15) até quinta-feira (17), atividades com os colaboradores e pacientes. “A celebração possibilita o desenvolvimento de ações que reforçam práticas seguras, aumentando a conscientização, envolvimento do público, e melhorando a compreensão de todos a acerca do tema. Por meio desse movimento é possível estimular a solidariedade e a promoção da segurança do paciente”, destacou coordenadora do NSP, Débora Viganó.

A instituição conta com o Núcleo de Segurança do Paciente desde 2013, o qual tem como objetivo identificar, analisar e reduzir os riscos aos pacientes, familiares e profissionais envolvidos no processo da assistência. Neste ano o tema da campanha é “A Segurança do Paciente está em suas mãos! “Sem vocês, nada seria possível” #eumecomprometo.

De acordo com a coordenação do NSP de Cascavel, o trabalho realizado pelo profissional de saúde é fundamental para garantir segurança aos pacientes, até mesmo para saber lidar com as circunstâncias durante o processo do atendimento. “O nosso objetivo é orientar a equipe multidisciplinar que todos devem estar munidos de bons conhecimentos técnicos e acadêmicos para não só manter e aplicar os protocolos e práticas de segurança de maneira instintiva, mas estarem prontos para lidar com as adversidades”.

Segundo a coordenadora do NSP de Umuarama, Karla Danielly Silva, a ação além de envolver diretamente ou indiretamente as pessoas que estão envolvidas com a segurança do paciente, também reforça a prevenção de possíveis riscos. “As ações de identificação de riscos consistem em captar, analisar e trabalhar os potenciais dos perigos para prevenir a ocorrência, em seguida é feito uma divulgação nas unidades de assistência ao paciente. Por meio das notificações realizadas, são levantadas as maiores e constante falhas conforme evidenciadas, assim é possível executar melhorias e medidas preventivas para alinhar o processo”.

O envolvimento dos pacientes e familiares como parceiros críticos e ativos no processo de cuidar trazem contribuições importantes para segurança e a prevenção de incidentes. A inclusão deles contribui para melhoria da terapêutica clínica proposta pela equipe multiprofissional, deixando de ser receptores passivos.

Programação:

A Uopeccan de Cascavel e Umuarama recebeu uma luz laranja para celebrar o “Dia Mundial da Segurança do Paciente”. A iluminação diferenciada acontece durante toda esta semana. Nas duas unidades foram entregues folder alusivo a data.

Em Umuarama, uma homenagem foi realizada pela Escola de Música na terça-feira (15), em frente ao hospital. Para compor esse dia especial, balões foram soltos para conscientizar toda população.

Veja também

Homem de 49 anos é encontrado por vizinhos em óbito com ferimento na cabeça a...
Há 12 horas
Duas toneladas e meia de maconha são apreendidas após ação conjunta da PRF e ...
Há 14 horas
Ladrão furta mais de dois mil reais de idoso de 90 anos em Cruzeiro do Oeste
Há 14 horas
Acordando cansada? Confira agora dicas para ter mais disposição
Há 14 horas
Como Adotar Hábitos Transformadores para Alcançar seus Objetivos
Há 14 horas
Como organizar tempo e tarefas do seu dia a dia? Confira algumas dicas nesta ...
Há 14 horas
Umuarama 16°
Clear

Manutenção

Estamos em atualização