Redefarma

Trabalhando aos 78 anos, idoso dá exemplo de disposição em Umuarama

Manuel Moreira de Carvalho é um exemplo de garra e determinação. Mesmo com a idade avançada, o carismático vendedor de verduras não pensa em parar de trabalhar.

Por Cidade Urgente

11 de janeiro de 2019, 14h48

Dificilmente você não tenha cruzado com um senhor vendendo verduras e legumes pelas ruas de Umuarama. Ele leva nas costas seus produtos, entrando e saindo dos estabelecimentos comerciais.

Sempre bem vestido, trajando tradicionais roupas e sapatos brancos, além de um chapéu na cabeça, Sr. Manuel Moreira de Carvalho, de 78 anos, conquista a clientela com muito bom humor e simpatia.

O idoso que atualmente mora com a esposa, Maria de Fátima, de 62 anos, em uma pequena propriedade rural no distrito de Casa Branca (a 34 quilômetros de Umuarama), disse que ambos recebem a aposentadoria, porém, o valor não tem sido suficiente para manter as despesas do casal.

“Além das despesas diárias como água, luz e alimentação, tenho que vender minhas verduras para custear o tratamento da minha esposa e pagar os medicamentos, pois ela está com vários problemas de saúde”, explicou Pereira.

De segunda-feira a sábado, o idoso se levanta antes do relógio despertar, às 6h, para preparar o café e mexer na lavoura. Apesar de receber a ajuda dos quatros filhos que não moram mais com ele, o vendedor explica que gosta de ser independente. “Aprendi a trabalhar desde criança, comecei aos cinco anos na roça com meu pai. Fui ensinado a ser independente. Enquanto eu tiver saúde, eu mesmo vou trabalhar. Pois Deus me deu saúde e disposição para isso”, disse.

Manuel conta que chega a faturar em média R$100 reais com as vendas. Os produtos são variados, tangerina, mexerica, caxi, mandioca e quiabo. Quando não planta em sua propriedade, ele explica que compra de terceiros para revender.

O idoso ressalta que a fé em Deus é o que tem lhe dado forças para trabalhar. Ele disse que sempre gosta de ir para a igreja, agradecer a Deus pela saúde e disposição. “O segredo é ser sempre grato e ter muita fé, pois só assim alcançaremos algo na vida”, concluiu.

Sr. Manoel ainda deixou um recado. Confira:

 

Odonto San
Planalto