Saúde presta atendimento a detentos com posto no minipresídio de Umuarama

Por Redação
14/08/2020 08:40
Atualizado há 4 anos
9671320445f3677f0acb897.35675955

A Secretaria Municipal de Saúde mantém um ambulatório para atendimento aos detentos do sistema penal em Umuarama e devido aos protocolos e medidas implementados pelos profissionais que atuam no setor, até o momento não foi registrado nenhum caso de infecção pelo coronavírus no minipresídio, que funciona junto à 7ª Subdivisão Policial. O atendimento é realizado pelo clínico geral Eduardo Bassit Haurani, concursado junto ao município e lotado na unidade do Departamento Penitenciário do Estado (Depen), com apoio de uma enfermeira do Projeto Araucária e uma técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde.

O médico realiza consultas de segunda a sexta-feira durante a manhã e quando necessário também à tarde, em um posto que funciona desde o início desta gestão dentro do minipresídio com recursos médicos básicos. “Praticamos a medicina preventiva, avaliando e orientando os pacientes, e também atendemos emergências médicas e tratamentos. Os casos mais comuns são respiratórios, como tuberculose, doenças pulmonares e problemas decorrentes do tabagismo e dependência química, há também problemas digestivos e algumas infecções”, relatou Eduardo Bassit.

Com a unidade, o município investe na saúde do detento e na segurança, tratando a maioria dos casos dentro da cadeia – sem necessidade de deslocamento a hospitais ou outras unidades. Os resultados são bem positivos. Estar desde o início da pandemia sem nenhum caso de Covid-19, considerando o tipo de ambiente em que os detentos vivem, é uma grande vitória.

“Seguimos o plano de ações do Estado e os protocolos do município para prevenir doenças. Realizamos triagem dos detentos, isolamento preventivo quando há saídas ou chegam novos internos, e avaliamos o histórico clínico de cada um. Isso tem ajudado”, acrescentou.

Segundo Eduardo Bassit, trabalhar neste ambiente é um aprendizado diário. “Nós buscamos ver o lado bom de cada pessoa, cada ser humano, sem julgar os seus atos anteriores. Desta forma, conseguimos construir uma relação respeitável com todos e atendê-los em suas necessidades, na medida do possível, e tudo isso graças ao apoio da Secretaria de Saúde”, detalhou o médico, que também atende menores recolhidos no Cense (Centro de Socioeducação) e apenados em regime de semiliberdade.

O posto médico conta com equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, luvas, toucas e aventais, medicamentos básicos e equipamentos para consultas e exames. A assepsia é constante, a cada atendimento, com materiais sanitizantes para evitar infecções e contágio de doenças. A equipe de contato com o setor de epidemiologia do município, que monitora os registros, realiza suturas e curativos e encaminha os casos mais graves para o Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia – localizado a poucos metros do minipresídio.

“Com todas estas medidas, percebemos que o risco de contágio maior para Covid-19 e outras doenças vem de fora do presídio, no contato com pessoas externas ao sistema. Por isso é muito importante a prevenção, utilização correta dos EPIs e o mínimo de contato possível”, disse o chefe da Atenção Primária em Saúde, Elizeu Ampessan. Ele informou ainda que o município montou um gabinete odontológico completo no minipresídio e está finalizando os detalhes de instalação. A triagem dos pacientes começa na próxima semana, bem como o atendimento.

Veja também

Homem de 49 anos é encontrado por vizinhos em óbito com ferimento na cabeça a...
Há 11 horas
Duas toneladas e meia de maconha são apreendidas após ação conjunta da PRF e ...
Há 13 horas
Ladrão furta mais de dois mil reais de idoso de 90 anos em Cruzeiro do Oeste
Há 13 horas
Acordando cansada? Confira agora dicas para ter mais disposição
Há 13 horas
Como Adotar Hábitos Transformadores para Alcançar seus Objetivos
Há 13 horas
Como organizar tempo e tarefas do seu dia a dia? Confira algumas dicas nesta ...
Há 13 horas
Umuarama 16°
Clear

Manutenção

Estamos em atualização