Ranking de cidades mais competitivas coloca Umuarama em destaque no país

De acordo com o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta semana, que avalia a atuação do poder público, a Capital da Amizade ocupa a quinta colocação no quesito “Saneamento e Meio Ambiente”, com nota 97,13 – atrás apenas de Santos, Rio Claro e São Caetano do Sul (todas em SP) e Balneário Camboriú (SC)

Por Programa do Tatu

21 de novembro de 2020, 11h43

Foto: Umuarama/Divulgação

Umuarama aparece em posição de destaque entre as cidades mais competitivas o Brasil. De acordo com o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta semana, que avalia a atuação do poder público, a Capital da Amizade ocupa a quinta colocação no quesito “Saneamento e Meio Ambiente”, com nota 97,13 – atrás apenas de Santos, Rio Claro e São Caetano do Sul (todas em SP) e Balneário Camboriú (SC).

Nesse quesito, a cidade obteve nota máxima (100) em cobertura da coleta de resíduos domésticos e destinação do lixo e avaliações muito boas em cobertura da coleta de esgoto (99,99), do tratamento de esgoto (91,95) e cobertura do abastecimento de água (99,99). De acordo com CLP, a competitividade no setor público é medida por critérios como justiça, equidade e promoção de desenvolvimento econômico e social.

Cidades do Sul e Sudeste predominaram no topo da lista, que avaliou 405 municípios com população acima de 80 mil habitantes, que representam 59,45% da população brasileira (124,94 milhões). O ranking considera 55 indicadores organizados em 12 pilares e três dimensões – instituições (sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública); sociedade (acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente); e economia (inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações).

Os dados são de período anterior à pandemia da Covid-19. Para o prefeito Celso Pozzobom, a posição de Umuarama neste ranking é resultado de muito empenho na parte ambiental e parceria com a Sanepar nos investimentos em saneamento. “A média foi excelente, puxada pela nota máxima que obtivemos na coleta e destinação de resíduos sólidos e do lixo doméstico. Nosso aterro sanitário é modelo, a frota de veículos foi renovada e o trabalho dos garis é eficiente. Tem uma boa gestão do sistema, como um todo, que reflete nos resultados”, disse.

Quanto ao saneamento, o prefeito lembrou que Umuarama conta com água tratada em 100% da área urbana e um índice elevado na zona rural e nos distritos. “Recentemente, com a renovação da concessão do serviço à Sanepar, começamos a receber grandes investimentos em ampliação da oferta de água tratada e da rede de coleta e tratamento de esgoto. Logo estes índices estarão ainda melhores”, acrescentou Pozzobom.

Considerando todos os itens, as cidades mais competitivas do país são Barueri, São Caetano do Sul e São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Entre as cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Umuarama ocupa o 26º lugar no ranking geral de competitividade e dentre as cidades paranaenses, a Capital da Amizade aparece no 9º lugar.

OBJETIVOS

O ranking de competitividade dos municípios tem como objetivo um entendimento mais profundo e abrangente das 405 maiores cidades do país, trazendo ao público uma ferramenta simples e objetiva sobre a atuação dos líderes públicos na melhoria da competitividade e da gestão pública local. Ao mesmo tempo, representa uma ferramenta útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos e estabelecer critérios de atratividade entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento.

A competitividade na gestão pública mostra a capacidade de planejamento, articulação e execução do poder público na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável. “Esses são alguns dos fundamentos que norteiam o nosso trabalho, a nossa gestão, e os resultados são bem-aceitos pela população e pelos investidores e empreendedores”, disse Pozzobom.

Para o prefeito, os grandes investimentos estruturantes realizados nos últimos anos ajudam a projetar Umuarama no radar de indústrias, grandes redes comerciais, atacadistas, empreendimentos imobiliários e prestação de serviços. “Teremos a inauguração do Atacadão dia 2, em breve o shopping também e temos outros empreendimentos de olho na cidade. Com Umuarama se desenvolve, ganha a nossa economia e toda a população”, completou o prefeito.