Prolongamento da Avenida Portugal até a PR-482 já recebe meio-fio e solo cimento

Por Redação
01/08/2020 09:04
Atualizado há 4 anos
1051878805f2559ed48a6c3.19022626

A extensão da Avenida Portugal até a PR-482 já tem um trecho praticamente pronto para receber capa asfáltica. A empresa responsável pela obra acelerou o ritmo de trabalho nos últimos dias e nesta semana preparou um trecho significativo para a pavimentação, com solo cimento e meio-fio.

Os serviços preliminares estão sendo feitos há alguns meses, como limpeza, terraplenagem e implantação de galerias pluviais e bocas de lobo, além da remoção de um barranco que tem exigido grande movimentação de terras. Nesta semana, porém, o novo trajeto da Portugal começou a ganhar contornos mais visíveis, com o preparo final do solo para aplicação da pintura de ligação e da capa asfáltica.

A obra está mais adiantada na parte inicial, próximo à sede da Guarda Mirim – no final da Rua Monteiro Lobato. O prolongamento da Avenida Portugal – cujo traçado atual vai da Praça Portugal até a Guarda Mirim (cerca de 500 metros) – foi concebida para estimular o desenvolvimento daquela região – que abriga várias empresas e tem grande potencial de crescimento – e de toda a cidade, além de facilitar o acesso a bairros populosos, ao futuro shopping e à nova rodoviária, em fase final de obras.

O investimento na pavimentação é de R$ 4,9 milhões e a maior parte dos recursos é do governo do Estado, por meio do Programa ParanaCidade, além de contrapartida municipal. Serão 27 mil m² de asfalto novo, recapeamento e adequações no trecho atual. “Além de melhorar um importante acesso ao centro da cidade, a obra modernizará uma das rotas mais utilizadas pelo tráfego pesado, por conectar o fluxo que chega ao Paraná pela ponte de Porto Camargo (Icaraíma) à PR-323, e de lá ao Porto de Paranaguá e a outras regiões do Estado”, lembra o prefeito Celso Pozzobom.

Quando concluída, a avenida terá 3,2 mil metros de extensão (incluindo a parte antiga), da Praça Portugal até o trevo da PR-482. O serviço é realizado pela Sotram Construtora e Terraplenagem. “O município também pretende integrar a Portugal com outras avenidas importantes da cidade, como a Dr. Ângelo Moreira da Fonseca e a Rio Grande do Norte, para distribuir melhor o fluxo de tráfego”, acrescentou o diretor de Obras da prefeitura, Nélio Guazzelli.

Segundo o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, o projeto atende às características do tráfego que circula pela avenida. “Queremos dar agilidade e segurança ao trânsito, além de atrair novas empresas e proporcionar mais comodidade aos moradores que utilizam a avenida no seu dia a dia”, reforçou. O andamento da obra sofreu impacto da pandemia e necessitou de ajustes, mas agora o ritmo de trabalho é rápido e a evolução pode ser vista diariamente.

Veja também

Polícia Civil prende terceiro envolvido no roubo a casa paroquial em Xambrê 
Há 12 horas
Data litúrgica da Páscoa acontece no próximo domingo e reúne fieis pela morte...
Há 14 horas
Pavimentação da estrada Jaguaretê, entre Pérola e Iporã, vai garantir melhor ...
Há 14 horas
Produtor de cocadas de São José do Rio Preto que trabalhou durante a expo Umu...
Há 14 horas
Durante patrulhamento polícia militar prende homem com droga e dinheiro na an...
Há 15 horas
Em feito inédito na cadeia pública de Umuarama, 10 detentos recebem batismo r...
Há 15 horas
Umuarama 21°
Clear

Manutenção

Estamos em atualização