Procon Umuarama mantém-se em terceiro lugar em atendimentos no Estado

O Procon Umuarama manteve-se como terceiro órgão de defesa do consumidor em volume de atendimentos em todo o Estado do Paraná, considerando os números acumulados de janeiro a julho deste ano – atrás apenas de Maringá e do Procon Estadual (Curitiba)

Por Programa do Tatu

1 de agosto de 2020, 08h19

O Procon Umuarama manteve-se como terceiro órgão de defesa do consumidor em volume de atendimentos em todo o Estado do Paraná, considerando os números acumulados de janeiro a julho deste ano – atrás apenas de Maringá e do Procon Estadual (Curitiba). O desempenho pode ser conferido no site do Procon PR (www.procon.pr.gov.br), na aba “Procon-PR em Números).

O órgão estadual lidera o ranking com 34.560 atendimentos acumulados nos sete primeiros meses do ano, depois vem a Cidade Canção com 9.963 e Umuarama parece em terceiro, com 4.427 – à frente de Sarandi (4.045) e de cidades bem maiores, como Ponta Grossa (3.676), Londrina (2.875), Foz do Iguaçu (943) e Cascavel (712 atendimentos).

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor também divulgou nesta sexta-feira, 31, um relatório parcial das atividades realizadas pelo Procon Umuarama em 2020. Entre os números, destacam-se os atendimentos preliminares (3.302), as CIP – Carta de informações Preliminares (944), as audiências de conciliação (142) e consultas simples (124). Foram recebidas 56 reclamações de ofício, 46 certidões negativas de violação de direitos do consumidor 14 certidões de regularidade para exercício de atividade de taxista.

Houve ainda orientações jurídicas, quatro aberturas diretas da reclamação, nove ações extra-Procon, 29 termos de investigação preliminar, sete pesquisas de preço de gás GLP, sete pesquisas de preço de combustíveis, nove pesquisas de preço de cesta básica, 15 decisões administrativas de arquivamento, 41 decisões administrativas subsistentes e seis processos encaminhados para inscrição em Dívida Ativa.

Além disso, o órgão desenvolve programas educativos, estudos e pesquisas na área de defesa do consumidor. O Procon Umuarama atende das 9h às 16h com agendamento prévio, por conta da pandemia de coronavírus. O atendimento pode ser agendado por telefone, e-mail ou presencialmente na sede, localizada na Avenida Presidente Castelo, 3871, centro. O contato pode ser feito pelo telefone (44) 3624-0805 ou 3624-3973 e e-mail [email protected].

O Procon é um órgão de defesa do consumidor vinculado ao Executivo Municipal, que tem como objetivo orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços, nas relações de consumo. “A atuação destacada em nível estadual se deve à modernização da estrutura física e atuação do efetivo, bem como o aprimoramento na prestação do serviço público, com celeridade na solução de conflitos”, explica o secretário João Paulo Souza Oliveira.