Palestra sobre tendências de mercado lotou o teatro da Fundação Cultural

O evento gratuito foi uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, e o Sebrae, em comemoração aos 67 anos de fundação da Capital da Amizade.

Por Programa do Tatu

23 de junho de 2022, 17h27

Mais de 600 pessoas assistiram à palestra “Desafios das empresas diante das novas tendências de mercado”, com o renomado professor, consultor empresarial e conferencista gaúcho Waldez Ludwig, na noite de quarta-feira (23), no teatro da Fundação Cultural de Umuarama. O evento gratuito foi uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, e o Sebrae, em comemoração aos 67 anos de fundação da Capital da Amizade.

“Foi um grande sucesso”, comemorou o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva. “São novos conhecimentos, conceitos, uma atualização importante para os nossos empresários e lideranças, diante de um mundo cada vez mais desafiador e um mercado a cada dia mais competitivo”, resumiu.

A palestra foi aberta pelo consultor do Sebrae, Adriano Pereira da Silva, que deu as boas vindas aos participantes e convidados, entre os quais o prefeito Hermes Pimentel, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Galmassi, o deputado estadual Delegado Fernando, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), Miguel Fuentes Romero Neto, secretários municipais, servidores e dirigentes de entidades.

O secretário Marcelo Adriano destacou que a palestra é um presente para a população e fez um relato das obras e ações implementadas pelo município na área de indústria e comércio, como a conclusão e certificação do aeroporto e da nova rodoviária, a retomada das licitações de terrenos para indústrias, a finalização do Centro de Eventos para desenvolver o turismo de eventos e negócios, criação do hub com o Parque Tecnológico e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) em fase de implantação, entre outros avanços.

O prefeito Pimentel agradeceu a presença de todos, destacou a importância da palestra e convidou a população para prestigiar a programação dos 67 anos de Umuarama, que nesta semana está concentrada no Lago Aratimbó com uma série de atrações.

“Precisamos criar condições para o desenvolvimento de Umuarama e o Waldez traz um conhecimento privilegiado para os nossos empresários. A administração pública é complexa, burocrática e os investimentos exigem muito trabalho. Mas na iniciativa privada, mais flexível e dinâmica, a agilidade deve ser convertida em inovação e avanços”, destacou, “especialmente neste período de retomada da economia, com a pandemia sob controle”.

De saída para abrir os festejos do aniversário no lago, Pimentel deixou duas perguntas ao palestrante. “O olho do dono realmente engorda o gado? E o freguês tem sempre a razão?”, questionou. Foi a deixa para Waldez Ludwig iniciar a palestra, onde defendeu que hoje o que mais importa no mundo empresarial é a inovação e o conhecimento, que levam à qualidade tanto nos produtos quanto no atendimento.

“As pessoas são o maior patrimônio de qualquer organização. Hoje a tecnologia nivela as empresas e as pessoas é que fazem a diferença. Temos muitos desafios a vencer, diariamente, mas os principais são criar um bom ambiente, escolher as melhores estratégias, produzir com excelência, buscar sempre a inovação, desenvolver lideranças e garimpar talentos”, discursou. A palestra se estendeu até por volta das 22h30 e foi encerrada uma efusiva salva de palmas.