Médicos imploram que pacientes curados de Covid-19 doem plasma convalescente

Médicos do SAMUTI – Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva, responsável pelas UTIs Covid-19 que realizam o tratamento com plasma convalescente nas UTIs da Santa Casa de Misericórdia de Cianorte e do Hospital Cemil de Umuarama fazem um apelo para que os pacientes curados de Covid-19 doem plasma

Por Programa do Tatu

20 de novembro de 2020, 16h29

Os números de novos doentes de Covid-19 dispararam em todo o Paraná e o tratamento com Plasma Convalescente continua sendo uma das alternativas mais eficientes no combate a doença, principalmente em pacientes mais graves. Contudo, os doadores desapareceram dos hemonúcleos.

Médicos do SAMUTI – Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva, responsável pelas UTIs Covid-19 que realizam o tratamento com plasma convalescente nas UTIs da Santa Casa de Misericórdia de Cianorte e do Hospital Cemil de Umuarama fazem um apelo para que os pacientes curados de Covid-19 doem plasma.

“Estamos implorando que os doadores compareçam. Vidas dependem disso”, disse o pneumologista/intensivista Dr. Ronaldo de Souza.

O tratamento com plasma convalescente foi introduzido no protocolo dos pacientes de Covid-19 da Santa Casa de Goioerê e do Hospital Cemil de Umuarama no dia 19 de agosto. Até agora, mais de 100 pacientes receberam os anticorpos, com uma taxa de recuperação acima de 95%.

“O plasma convalescente mostrou-se um dos tratamentos mais eficazes para combater o vírus e o agravamento da doença até agora, especialmente para evitar os quadros mais graves da doença”, explica o pneumologista.

Segundo ele, o mecanismo do plasma convalescente é simples: ao ser infundido, os anticorpos presentes no plasma irão matar o vírus ativo no organismo do paciente, impedindo assim que a doença se agrave, prevenindo sequelas e diminuindo o tempo de internação. Essa técnica se mostrou eficiente em milhares de pacientes estudados nos Estados Unidos, Europa, Ásia e também nos que foram beneficiados aqui na nossa região”, avaliou o médico.

COMO DOAR PLASMA?

O plasma é captado em uma doação de sangue comum. Se você teve Covid-19 e está em boas condições de saúde, seja doador. Para doar, é necessário pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Os menores de idade devem ter autorização dos responsáveis. Se você teve Covid-19 e está em boas condições de saúde, agende sua doação no site do Hemepar: CLIQUE AQUI

Em Umuarama, além do site, o agendamento pode ser feito pelos telefones: 44 36218307 -36218313- 36218300.