Diretoria de Habitação de Umuarama participa de congresso brasileiro de habitação social

O objetivo foi atualizar os participantes sobre as novas práticas, através de capacitação pontual, e também sobre o Programa Casa Verde e Amarela, lançado no último dia 25 em substituição ao Programa Minha Casa Minha Vida, criado há 11 anos pelo governo federal.

Por Programa do Tatu

25 de novembro de 2021, 08h40

A equipe técnica da Diretoria de Habitação da Prefeitura de Umuarama participou, nesta semana, de forma on-line, do 3º Congresso Brasileiro de Habitação Social e Agentes Públicos de Habitação, realizado entre os dias 22, 23 e 24 com conteúdo voltado à gestão do setor. O objetivo foi atualizar os participantes sobre as novas práticas, através de capacitação pontual, e também sobre o Programa Casa Verde e Amarela, lançado no último dia 25 em substituição ao Programa Minha Casa Minha Vida, criado há 11 anos pelo governo federal.

A diretora de Habitação do município, Edna Aparecida Justino, disse que a qualificação trouxe à equipe conhecimentos sobre as mudanças que chegam com o novo programa, bem como uma atualização nas perspectivas e práticas. “A habitação de interesse social é importante para o desenvolvimento da cidade e o prefeito em exercício Hermes Pimentel quer toda a sua equipe pronta para quando o novo programa federal estiver disponível ao município”, explicou.

No congresso, lideranças do setor explicaram que as pessoas que vivem em condições precárias geram um impacto socioeconômico de grandes proporções à administração pública, causando um efeito negativo que se estende por todas as esferas de governo. Portanto, é essencial colocar ações em prática para desagravar esse quadro e garantir o pleno desenvolvimento das cidades.

O evento reuniu especialistas que orientaram os participantes sobre as ações de maior eficiência no setor. Foram 12 palestras com temas relevantes e um talk show para o fechamento.

Com o compartilhamento de práticas de sucesso e relatos de experiências concretas, o congresso é o maior evento do setor habitacional realizado no Brasil, destinado a agentes públicos direta ou indiretamente ligados à habitação social, profissionais do setor privado, arquitetos, advogados, assistentes sociais, engenheiros e lideranças sociais.