Cruzamentos semaforizados ganham área de frente segura para os motociclistas

A novidade, prevista na lei federal 14.071/20, que entrou em vigor em 12 de abril deste ano e trouxe alterações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está sendo implantada pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans).

Por Programa do Tatu

21 de julho de 2021, 17h33

Nos cruzamentos sinalizados por semáforo o trânsito de Umuarama passou a contar com a área de espera – também chamada frente segura –, destinada exclusivamente a motocicletas, motonetas e ciclomotores. O espaço é demarcado por uma segunda linha de retenção, pintada poucos metros antes da linha que delimita o espaço entre os veículos e a faixa de pedestres.

A novidade, prevista na lei federal 14.071/20, que entrou em vigor em 12 de abril deste ano e trouxe alterações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está sendo implantada pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans). “Essa área de espera é posicionada junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos, e o intuito é que as motos ocupem o espaço mais à frente e, na abertura do semáforo, saiam antes dos outros veículos”, explica a diretora da Umutans, Dianês Maria Piffer.

A chamada “área de espera” está no Anexo I do CTB. A lei que criou esta sinalização trouxe outras mudanças importantes que afetam diretamente os motociclistas, dentre elas o aumento do limite de idade para o transporte de crianças neste tipo de veículo. “Agora, apenas crianças maiores de 10 anos poderão ser conduzidas em motocicletas, motonetas ou ciclomotor”, alertou Dianês. Antes o CTB permitia o transporte de crianças a partir de 7 anos e meio.

Devido à dificuldade de fiscalização ainda são vistos muitos adultos com crianças pequenas na garupa de motocicletas, inclusive como terceiro ocupante – em meio a adultos. Com a mudança no CTB, esse tipo de comportamento será coibido e a fiscalização deve ser intensificada.

Quanto à área de espera, a Umutrans orienta que os demais condutores se atentem e respeitem o espaço exclusivo dos motociclistas. A diretora reforça que “condutores dos demais veículos devem respeitar a área de espera e possibilitar a passagem dos motociclistas, para que possam usar o espaço da frente segura”, disse.

“Orientamos ainda que todos trafeguem dentro do limite de velocidade, mantenham a atenção na direção e só ultrapassem com segurança. A frente segura também está sendo implantada em grandes cidades do país, como a capital paranaense Curitiba”, completou Dianês Piffer. Quem desrespeitar essa sinalização poderá ser autuado de acordo com o Art. 182, IV, do CTB (parar em desacordo com as posições estabelecidas). A infração é de natureza leve, com punição de três pontos na CNH e multa de R$ 88,38.

SEMÁFORO ATIVADO

Com a liberação do trânsito nas duas pistas da Avenida Portugal, a Umutrans ativou nesta quarta-feira (21) o semáforo implantado nas imediações do supermercado Atacadão – entroncamento com a Rua Leonildo Stecca, no Jardim Cruzeiro – e os motoristas que trafegam pela região devem ficar atentos. A extensão da avenida está sendo duplicada pelo município, entre a Guarda Mirim e a rodovia PR-482 (saída para Maria Helena), e o semáforo visa dar mais segurança para pedestres e condutores de veículos que transitam pelo local.