Conselho de Assistência Social de Umuarama elege conselheiros nesta quinta, na Prefeitura

A assembleia elegerá 12 representantes da sociedade civil organizada e seus respectivos suplentes, sob a coordenação da comissão especial eleitoral.

Por Programa do Tatu

22 de julho de 2021, 09h02

O Conselho Municipal de Assistência Social de Umuarama (CMAS) realiza nesta quinta-feira (22) a eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor a executiva para o período 2021/2023. A assembleia elegerá 12 representantes da sociedade civil organizada e seus respectivos suplentes, sob a coordenação da comissão especial eleitoral.

O processo eletivo inclui as etapas de inscrição, que ocorreu de 15 a 25 de junho, análise e publicação das inscrições pela comissão, períodos para apresentação e análise de recursos e homologação das inscrições, feita em 16 de julho. A eleição nesta quinta terá três horários distintos para votação: às 8h30 serão escolhidos os representantes das entidades e organizações de assistência social, às 13h30 representantes dos trabalhadores e às 15h dos usuários e organizações dos usuários da assistência.

A eleição será no Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal (Av. Rio Branco, nº 3717, Centro Cívico), com todas as normas de segurança vigentes em virtude da pandemia de covid-19. Será obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social e uso de álcool gel, fornecido no local.

Os 12 titulares eleitos e os suplentes serão referendados na Conferência Municipal de Assistência Social, prevista para 13 de agosto. Serão quatro representantes das entidades e organizações do setor, quatro usuários e organizações de usuários e quatro representantes dos trabalhadores da área, que exercerão mandato de dois anos – sendo admitida apenas uma recondução por igual período.

A eleição pode ocorrer por aclamação, voto aberto ou voto secreto, a critério da assembleia de cada segmento. Terão direito a voto candidatos que tiveram suas inscrições homologadas pela comissão e estiverem presentes na eleição. O CMAS atualmente é presidido pela assistente social Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, que atua como coordenadora da proteção social básica na Secretaria Municipal de Assistência Social.