Comitê se reúne na cidade para discutir investigação de mortes no trabalho

Participaram secretários municipais de Saúde, técnicos da área de Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador

Por Programa do Tatu

31 de outubro de 2019, 17h27

Representantes do setor de Saúde de vários municípios do Noroeste reuniram-se na 12ª Regional de Saúde, em Umuarama, para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Regional de Investigação de Óbitos e Acidentes Relacionados ao Trabalho (Crioart), na tarde do último dia 30. Participaram secretários municipais de Saúde, técnicos da área de Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador.

Presente à reunião, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), representada pela coordenadora Maristela de Azevedo Ribeiro, foi convidada a apresentar um acidente de trabalho registrado recentemente, em que o trabalhador sofreu uma queda de sete metros de altura enquanto desempenhava suas funções. A apresentação do caso foi feita pela fiscal Edinalva Mota, da Vigilância Sanitária.

Infelizmente o trabalhador não resistiu aos ferimentos e morreu. “Para evitar casos como este, é muito importante que os municípios estejam atentos, orientando e fiscalizando as condições de trabalho, o uso de equipamentos de segurança e os cuidados necessários para que os trabalhadores possam atuar em segurança”, acrescentou a secretária de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini, também presente ao evento.

A secretária destacou a importância das ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador como proponente da prevenção, orientação e acompanhamento dos acidentes de trabalho.