Com termômetros marcando 1,4ºC, Umuarama registra uma das menores temperaturas do ano

A massa de ar frio e seco de origem polar se estabeleceu em todo o Paraná e o frio aumentou em todas as regiões. Além das baixas temperaturas, geadas fortes ocorreram na parte sul do estado.

Por Programa do Tatu

29 de julho de 2021, 09h16

Foto: Rede TV Sul

O frio intenso fez Umuarama amanhecer com temperatura de 1,4º C e sensação térmica 0º C, registrada por volta das 7h30, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A massa de ar frio e seco de origem polar se estabeleceu em todo o Paraná e o frio aumentou em todas as regiões. Além das baixas temperaturas, geadas fortes ocorreram na parte sul do estado. Palmas e Cascavel tiveram as menores temperaturas do Paraná. 

O frio com temperatura negativa desta quinta-feira (29) foi o segundo mais forte registrado em Umuarama neste ano. Em junho a cidade registrou 1,2ºC. 

Foto: Mayara Cristina

Em Umuarama, além do frio, foi a madrugada com vento de pouca intensidade, favorecendo a formação de geada em áreas mais descampadas. Nesta quinta, o Simepar aponta uma variação térmica entre 0º C e 14º C na capital da amizade. Vale destacar que o frio intenso marca presença em todo o Sul do Brasil. 

Na quarta-feira (28), a tão esperada neve foi registrada com força no Rio Grande do Sul. Vídeos nas redes sociais de pessoas que estavam em Canela, na Serra Gaúcha, mostravam a alegria da presença do fenômeno. 

A meteorologia aponta que a massa de ar polar deve manter a friaca pelo menos até a quarta-feira da semana que vem. Até mesmo no Litoral e no Norte do estado o frio pega pesado. Em Londrina, por exemplo, as mínimas nesta quinta-feira foram próximas de 0º C. Em Guaratuba, a mínima chegou a 2º C. 

“Além das temperaturas baixas o vento contribui para a sensação de frio ainda mais baixa. Vento que ainda incomoda nestas primeiras horas da manhã impedindo o aparecimento de geadas em muitos lugares”, explicou o meteorologista Lizando Jacóbsen, do Simepar.