Com obras na reta final, aeroporto recebe visitas técnicas da Anac e Azul

Por Redação
02/08/2019 07:29
Atualizado há 3 anos
10675758805d44101c71fcb2.68580454

O Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho recebeu nesta quinta-feira, 1, a visita do gerente de regulamentação técnica Rodrigo Ferreira Oliveira e do engenheiro aeronáutico Marcos André Costa, da Companhia Azul Linhas Aéreas. Eles foram recebidos pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, e por André Coladine, da administração do aeroporto, para uma inspeção nas condições atuais da pista e na documentação para a liberação de voos comerciais.

Com a conclusão das obras, previstas para o final de agosto, a linha aérea que atenderá Umuarama e região está próxima de ser concretizada. O investimento é de R$ 7 milhões em obras que envolveram a construção de aterro, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação.

Os representantes da Azul fizeram orientações técnicas sobre ajustes para adequar o aeroporto à avaliação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). “Junto com as obras, estamos finalizando a fase documental para obtermos as licenças e a companhia aérea tem prestado um importante auxílio. Nesta semana teremos a licitação para compra dos equipamentos que ainda faltam”, disse Douglas Bácaro.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que na quarta-feira, 31, o município recebeu a Anac para consolidar a ampliação do aeroporto. “Fomos informados que os equipamentos da estação de rádio e da estação meteorológica já estão no país e que em breve serão implantados aqui, em no máximo 60 dias, e agora uma equipe da Azul veio realizar visita técnica. A conclusão do aeroporto está próxima e logo teremos a tão sonhada linha aérea”, apontou.

A obra tem recursos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, cerca de R$ 1 milhão da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República para equipamentos e aporte financeiro da Prefeitura. A modernização do aeroporto, que permitirá a inclusão do município na rota das grandes companhias aéreas, tem apoio do secretário Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), que auxiliou na conquista dos recursos junto ao governo do Estado, durante seu mandato como deputado estadual, e do ex-deputado Fernando Scanavaca.

O engenheiro Marcos André Costa, consultor da Azul, elogiou o empenho da administração municipal e a dedicação de toda a equipe envolvida nas obras, “que trabalham com uma qualidade e rapidez que é rara em se tratando de obras públicas”, disse. “Esta semana vamos adiantar a parte documental. A equipe de segurança já está treinada e os prazos regulamentares estão sendo respeitados. É bom ver que a cidade pensa no aeroporto como uma ferramenta para o desenvolvimento e todos estão empenhados”, comentou.

A visita teve a participação, ainda, do secretário municipal de Administração, Vicente Afonso Gasparini, da secretária de Comunicação, Letícia Macedo D’Avila Correa, do comandante da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, e de representantes da Procuradoria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura e das secretarias de Fazenda e de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos.

Veja também

Mulher que empurrou homem de muletas para roubar celular é presa
Há 10 horas
Polícia Militar do PR desarticula esquema de falsificação de bebidas, crimino...
Há 10 horas
No dia D mais de 1.700 doses de vacinas foram aplicadas nas unidades básicas ...
Há 12 horas
Homem é preso com equipamentos tentando furtar caminhonete no centro de Umuarama
Há 12 horas
Mulher denuncia situação de droga após discussão com o marido em Umuarama
Há 12 horas
Secretaria de Saúde confirma as duas primeiras mortes por dengue em Umuarama
Há 12 horas
Umuarama 23°
Partly Cloudy

Manutenção

Estamos em atualização