Com investimento em galerias, Prefeitura consegue reduzir pontos de alagamento

Por Redação
20/12/2019 08:21
Atualizado há 4 anos
17854700495dfcaea65e6b58.39873726

Um problema que se arrastava por anos, incomodando a população de Umuarama, vem sendo minimizado pela administração municipal com investimentos significativos em obras e prestação de serviços, a partir de 2017: os pontos de alagamento. Desde o início da atual gestão, o prefeito Celso Pozzobom tem demonstrado preocupação com o sistema de escoamento pluvial na cidade, que em muitos pontos é insuficiente em períodos de grande volume de chuvas, como nesta semana.

A rede de galerias pluviais é antiga e não foi dimensionada para o grande volume de água que corre pelas ruas, com o aumento da impermeabilização do solo ocasionada pela pavimentação das ruas e o calçamento de passeios e quintais. Mas graças aos investimentos da Prefeitura, nos últimos dias esse problema não tem sido notado com a mesma frequência.

“A falta de manutenção ao longo dos anos também afetou a capacidade de escoamento – alguns pontos foram totalmente obstruídos –, o que faz com que a água corra sobre a pista, invadindo casas, comércios e acentuando a erosão”, avaliou o prefeito. “Por isso implantamos novas galerias, recuperamos redes danificas e aumentamos a capacidade da tubulação, através da limpeza com jatos de alta pressão”, explicou.

Em alguns pontos essa realidade começou a mudar com a construção de galerias, a implantação de grelhas de ferro (tipo mata-burro), a limpeza de bueiros e desobstrução de galerias com lavagem e sucção de resíduos – executada por um prestador de serviços ao município. Centenas de bueiros já foram limpos, com toneladas de resíduos recolhidos. “Muita sujeira jogada nas ruas acaba parando nos bueiros e entupindo as galerias, mas a manutenção está em dia”, explicou o secretário de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima.

Entre os pontos que receberam melhorias estão a Rua Desembargador Lauro Lopes, na esquina com a Governador Ney Braga e Avenida Brasil, próximo ao Banco do Brasil e à Prefeitura. “Nesse ponto, nem precisava de chuva forte para haver alagamento. Toda chuva era um transtorno. Mas agora, mesmo com o alto volume de chuvas, a situação tem permanecido sob controle e a população pode transitar em segurança”, lembrou Pozzobom.

Outros trechos que tiveram a situação resolvida com investimentos da Prefeitura foram a Av. Parigot de Souza com Rua Perobal, na baixada do Bosque dos Xetá; a Av. Rio Grande do Norte, próximo ao cruzamento com a Rua Presidente Bernardes, na Praça dos Xetá; Avenida Guanabara, na junção com a Parigot de Souza, próximo ao antigo Poliesportivo; e os núcleos habitacionais Conjunto Ouro Branco, Jardim San Martin (próximo ao Lago Tucuruvi) e Parque Tarumã.

A Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, entre o trevo do Posto Gauchão e a Praça Odete Mossurunga, ganhou galerias pluviais e bocas de lobo nos dois sentidos. “Essa via contava apenas com canaletas e havia um grande transtorno para os motoristas a cada chuva forte. Agora a água é captada pelos bueiros e direcionada para um córrego, assegurando boas condições de tráfego sobre a pista em qualquer tempo”, acrescentou o secretário Isamu Oshima.

“Este é um investimento que não ‘aparece’ para o público, mas que é muito importante do ponto de vista estrutural. É nestes períodos de chuva que percebemos a necessidade de manter as galerias livres de resíduos e as bocas de lobo limpas”, completou o prefeito Celso Pozzobom.

Veja também

Homem de 49 anos é encontrado por vizinhos em óbito com ferimento na cabeça a...
Há 29 minutos
Duas toneladas e meia de maconha são apreendidas após ação conjunta da PRF e ...
Há 2 horas
Ladrão furta mais de dois mil reais de idoso de 90 anos em Cruzeiro do Oeste
Há 2 horas
Acordando cansada? Confira agora dicas para ter mais disposição
Há 2 horas
Como Adotar Hábitos Transformadores para Alcançar seus Objetivos
Há 2 horas
Como organizar tempo e tarefas do seu dia a dia? Confira algumas dicas nesta ...
Há 2 horas
Umuarama 24°
Sunny

Manutenção

Estamos em atualização