Violência doméstica e as consequências psicológicas causadas no ambiente familiar

Por Redação
23/01/2019 13:54
Atualizado há 5 anos
A violência doméstica compreende as ações contra a integridade física ou moral, principalmente de mulheres, mas também de crianças, idosos e homens, dentro de casa.
A violência doméstica compreende as ações contra a integridade física ou moral, principalmente de mulheres, mas também de crianças, idosos e homens, dentro de casa.
A violência doméstica compreende as ações contra a integridade física ou moral, principalmente de mulheres, mas também de crianças, idosos e homens, dentro de casa.

A psicóloga Andréa Sefrian produziu um material especial falando sobre as consequências da violência doméstica no ambiente familiar. O tema já bastante debatido tem ganhado ainda mais repercussão nos últimos tempos, pelo aumento no número de casos. Confira:

REFLEXOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOBRE AS FAMÍLIAS

É a família que propicia os subsídios afetivos e materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal; é em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e morais, e onde se aprofundam os laços de solidariedade. A educação bem-sucedida da criança na família é que vai servir de apoio à sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto.

A família tem sido, é, e será a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas.

Porém, sabemos que hoje em dia, muitas vezes, a própria família tem sido a maior influência negativa sobre seus membros, principalmente porque o índice de violência doméstica vem aumentando cada vez mais no nosso país. A casa acaba deixando de ser um espaço de proteção e passa a ser um espaço de conflito, resultando na sua desestruturação e em adultos cada vez mais agressivos e desesperançosos.

A violência doméstica compreende as ações contra a integridade física ou moral, principalmente de mulheres, mas também de crianças, idosos e homens, dentro de casa. Ela é tão cruel para o desenvolvimento da personalidade de quem a sofre, que o rompimento de alguns vínculos, produz tanto sofrimento, que leva o indivíduo à descrença de si mesmo, tornando-o frágil e com baixa auto-estima. Esta descrença conduz ainda o indivíduo a se desfazer do que pode haver de mais significativo para o ser humano: a capacidade de amar e de se sentir amado, incorporando um sentimento desagregador.

O resultado do trauma causado por um ambiente familiar violento é bem evidente, onde é possível verificar que as vítimas dessa violência tendem a repetir padrões ou, em muitas situações, a criar crenças disfuncionais, tanto pessoais como familiares.

Um ambiente hostil pode levar as crianças a reproduzirem os modelos relacionais que conhecem (agressivos) com outros familiares ou, na maioria das situações, com os amigos e colegas da escola, passando de vítimas à agressores.

Em sua maioria, os agressores são homens, pois os espaços de socialização dos mesmos na sociedade criam modelos de masculinidade hegemônica, em que o homem não sabe lidar com a perda do seu “poder” para a mulher que vem conquistando direitos e liberdades. Como muitos não têm habilidade para o diálogo, acabam encontrando saídas violentas para os conflitos.

Para modificar esse quadro, é preciso uma transformação cultural. O que significa educar os meninos desde pequenos, mas sem ignorar os homens já formados dentro desta cultura. Para o último caso, a maior parte dos especialistas é a favor de espaços de reabilitação dos agressores, pois estamos inseridos numa cultura punitivista: a nossa maior preocupação é sempre a punição do agressor, sendo que a violência doméstica é uma questão muito mais complexa, estrutural, que não se resolverá caso a caso. Precisamos de uma ampla conscientização da sociedade para transformarmos a cultura machista e atacar o problema pela raiz. A maneira como a sociedade lida com a questão da violência, atinge e muito, a vida das vítimas. Precisamos pensar além do punir.

 

Andréa Sefrian

Psicóloga

CRP 08/12599

Veja também

Polícia Civil investiga sequência de furtos de motor de barco em Umuarama
Há 14 horas
Secretaria de segurança, trânsito e mobilidade urbana equipa Guarda Municipal...
Há 15 horas
Setor de trânsito do município alerta pais e responsáveis para altas velocida...
Há 16 horas
Guardas municipais e polícia militar prendem suspeito com fios furtados em Um...
Há 16 horas
5 primeiros sinais de gravidez: o que esperar semana a semana
Há 17 horas
Dia 12 de abril é celebrado o dia do obstetra
Há 18 horas
Umuarama 15°
Clear

Manutenção

Estamos em atualização