Redefarma

Alunos que moram longe da Guarda Mirim receberão vales-transportes

Serão beneficiados adolescentes de 14 a 18 anos de várias regiões da cidade.

Por Cidade Urgente

13 de abril de 2019, 13h19

Uma avaliação interna com os garotos que fazem parte da Guarda Mirim, realizada no ano passado, apontou as dificuldades que eles encontram para participar das aulas, oferecidas semanalmente para a formação em cidadania, colocação no mercado de trabalho (embasada na Lei do Menor Aprendiz), projetos profissionalizantes e complementação educacional. Em Umuarama participam adolescentes de 14 a 18 anos de várias regiões da cidade – algumas delas bem distantes da sede do projeto social.

O deslocamento foi apontado com uma das maiores dificuldades para a participação nas aulas, ao lado da refeição – já que alguns dos adolescentes seguem direto da escola direto para as aulas da Guarda. Após essa avaliação, o problema da alimentação foi resolvido pela própria coordenação, já a questão do transporte contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Alguns garotos residem praticamente do outro lado da cidade e encontram dificuldade para frequentar as aulas semanais, realizando o percurso a pé ou de bicicleta e enfrentando chuva e sol. Como a entidade não tem como fornecer vale-transporte, encaminhou ofício ao conselho e após reunião os conselheiros deliberaram pela concessão do benefício”, informou o presidente do CMDCA, Uilian Henrique da Silva Drohson.

Com a parceria, serão atendidos até 60 adolescentes com vale-transporte de ida e volta uma vez por semana (totalizando 120 passes), que serão custeados integralmente com recursos do Fundo Municipal da Criança – dos pouco mais de 200 integrantes. Esse fundo é administrado pelo conselho e conta com arrecadação, entre outras fontes, de doações de contribuintes do Imposto de Renda, portanto é muito importante a ajuda da comunidade para manter esse benefício e tantos outros serviços realizados pelas entidades constituídas da cidade que podem receber recursos do Imposto de Renda.

Os vales-transportes foram adquiridos nesta semana, junto à Viação Umuarama – concessionária do transporte coletivo urbano – e repassados ao presidente da Guarda Mirim, João Ariovaldo Trento. Os alunos poderão utilizar os passes a partir da próxima semana, para participar das aulas.

Odonto San
Planalto