Ações de prevenção e enfrentamento à pandemia recebem apoio de entidades

A Secretaria de Saúde recebeu na última terça-feira (14) a doação de 7.548 litros de álcool etílico 70% da Defesa Civil do Estado em frascos de 500 ml, repassados pelo 3º Comando Regional de Bombeiro Militar do Paraná

Por Programa do Tatu

21 de julho de 2020, 11h06

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última terça-feira, 14, a doação de 7.548 litros de álcool etílico 70% da Defesa Civil do Estado em frascos de 500 ml, repassados pelo 3º Comando Regional de Bombeiro Militar do Paraná. O lote foi entregue pelo comandante do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama, major Andrey Falkiner Fernandes, que manteve o contato com a Defesa Civil, ao diretor de Compras e Almoxarifado do município, Vânio César Pressinatte, na Divisão de Compras (DCA).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, parte do álcool será repassada para os hospitais da cidade (cerca de 1 mil litros para o Hospital Uopeccan e a mesma quantidade para o Cemil, o Norospar e o Nossa Senhora Aparecida) e o restante vai abastecer as despensas das unidades de saúde do município, para reforçar as medidas higiênicas e a prevenção ao contágio do coronavírus.

“O álcool 70% é fundamental na higienização de materiais, móveis e objetos utilizados por todos, especialmente pelas equipes das unidades de saúde. É um insumo necessário para prevenir a transmissão do vírus da Covid-19 e com isso o consumo aumentou bastante. Por isso, além das aquisições normais do município toda doação deste material é muito bem-vinda e, com certeza, ajudará a estender a prevenção”, disse a secretária, agradecendo à Defesa Civil do Paraná em nome do prefeito Celso Pozzobom.

MÁSCARAS

Por outro lado, a Associação do Clube de Mães distribuiu cerca de 2.250 máscaras de tecido confeccionadas de forma artesanal, por funcionários e voluntários – foram 1.123 em maio e 1.127 em junho, atendendo diversas entidades assistenciais e servidores do município.

“Entregamos máscaras para o pessoal do Abrigo Tia Lili, da Apromo, Agência do Trabalhador, Desafio Jovem Canaã, Centro Pop e também para o pessoal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos no pátio da Prefeitura”, lembrou a coordenadora do Clube de Mães, Gláucia Verena Myszkovski. Ela conta que a entidade recebeu doação de tecido e elástico do Sindicato dos Bancários, por intermédio do deputado federal Zeca Dirceu, além da aquisição de materiais pela administração municipal.

As máscaras foram produzidas por três funcionárias da associação e cinco voluntários. “O objetivo foi fornecer máscaras de tecido reutilizáveis para evitar o contágio do coronavírus, que causa a Covid-19, às entidades acompanhadas pela área social do município, reforçando a prevenção junto às pessoas com baixo poder aquisitivo”, completou Gláucia.