Aciu lidera ranking estadual de emissões de certificados digitais

Foram aproximadamente mil procedimentos de janeiro a julho, um dos volumes mais expressivos do sul do país

Por Programa do Tatu

10 de agosto de 2020, 11h15

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) lidera o ranking da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) de emissão de certificados digitais.

Foram 968 emissões de janeiro a julho, 65 a mais que o o número de procedimentos da Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon, 2ª colocada, e 120 a mais que o volume da associação de Toledo, 3ª melhor posicionada.

“Milhares de certificados foram emitidos desde que o serviço passou a ser oferecido, em 2011, e a Aciu sempre esteve bem ranqueada”, destaca o presidente, Orlando Luiz Santos.

“O primeiro lugar estadual é fruto do bom atendimento e uma grande conquista”, comemora.

Sobre a Certificação Digital

O Certificado Digital é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, de uma empresa ou de um site. Esse documento funciona como a assinatura digital do contratante, com validade jurídica, garantindo segurança nas transações online, como troca eletrônica de documentos, mensagens e dados.

“Nossa parceira é a Certisign, maior certificadora do país, com mais de 1.800 locais de atendimento. A empresa já ultrapassou a marca de 10 milhões de documentos emitidos”, explica a agente de registro Rosi Gasques.

A assinatura eletrônica entre pessoas físicas e  jurídicas e a Receita Federal funciona como uma versão digital do CNPJ/CPF. A operação utiliza algoritmos de criptografia assimétrica e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento.

Com ele é possível realizar consultas, emitir notas fiscais eletrônicas, atualizar os cadastros de contribuinte, obter certidões da Receita Federal, cadastrar procurações e acompanhar processos tributários por meio da internet.

“O atendimento para validação ocorre com hora marcada, podendo ser agendado por telefone( (3621-6700) ou pelo site institucional (www.aciupr.com.br)”, explica.

Documentos necessários para a validação presencial e-CNPJ: 

– RG e CPF ou CNH (original)

– Contrato social da empresa/requerimento de empresário (original)

Documentos necessários para a validação presencial e-CPF:

– RG e CPF ou CNH (original)

Ranking Faciap (janeiro a julho):

1º Aciu – 968 emissões

2º Acimacar (Marechal Rondon) – 903

3º Acit (Toledo) – 848

4º Acic (Colombo) – 739

5º Acim (Maringá) – 731

6º Acefb (Francisco Beltrão) – 702

7º Acig (Guarapuava) – 642

8º Acicam (Campo Mourão) – 632

9º Acic (Cascavel)

10º Acicla (Campo Largo)